Instituto coloca RS e SC em "alerta vermelho" por passagem de ciclone
De acordo com a meteorologista coordenadora-geral do Inmet, ventos podem chegar a 110 km/h em Porto Alegre
12/07/2023 21h17
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decretou “alerta vermelho” nos estados do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O motivo são as intensas tempestades que atingem a região sul do país.
De acordo com a meteorologista Marcia Seabra, coordenadora-geral do instituto, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), os ventos podem chegar a 110 km/h.
Recomenda-se que moradores das regiões onde o ciclone deve passar se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil. Para a realização do cadastro, é só encaminhar por SMS o CEP da residência para o número 40199.
Leia também: Preço da carne bovina caiu pelo sexto mês consecutivo em junho, segundo IBGE
Confira a cronologia da previsão da passagem do ciclone:
Quarta-feira (12): os ventos se intensificam durante a tarde e a noite atingindo até 110km/h no leste do Rio Grande do Sul e na parte serrana do estado.
Quinta-feira (13): a intensidade do ciclone se mantém no Rio Grande do Sul, mas ele se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea. A ressaca se desdobrará entre Laguna (SC) e a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros.
Sexta-feira (14): uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense
Sábado (15): os ventos chegam ao Rio de Janeiro e, apesar de perder intensidade, devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.
Leia também: Alexandre de Moraes manda junta médica avaliar Roberto Jefferson
REDES SOCIAIS