O Roda Viva recebe o cientista e professor Silvio Meira para falar sobre Inteligência Artificial nesta segunda-feira (24).
O jornalista Francisco Brito Cruz inicia o programa falando sobre regulação e quer saber a opinião sobre responsabilização de possíveis danos de Inteligência Artificial na sociedade. O cientista explica que o Brasil está pulando etapas no debate sobre regulamentação de IA e diz que falta debate sobre os impactos dos algoritmos na sociedade.
“Algoritmos são regras para computadores fazerem coisas, como processar informação. Eles deveriam estar sujeitos a três principais básicos na sociedade. Transparência. Será que alguém está usando o algoritmo para usar os meus dados ou julgar as minhas atividades? Eu tenho que saber isso. Depois, explicabilidade. Alguém tem que me explicar o que está acontecendo com a minha performance sendo analisada pelo algoritmo. Ou como estão sendo tratados os meus créditos. E depois, que é muito difícil de fazer, é reversibilidade. Como eu reverto uma decisão tomada por um algoritmo?”, explica o especialista.
Na visão dele, aplicar esses três conceitos para algoritmos simples é algo complicado e o Brasil não parou para debater sobre isso. O cientista conta que o Estado pulou etapas e quer debater esses três pilares em algoritmos mais complicados.
Leia também: Produção científica brasileira registra pior queda em 26 anos
O problema fica ainda mais sério quando Meira afirma que há uma tentativa de regulamentação sem qualquer tipo de estratégia.
“O que a sociedade brasileira quer dos algoritmos? O que ela quer de Inteligência Artificial? Nós queremos ser produtores ou só consumidores? Usar com qual grau de consciência e responsabilização? E os prazos? Essas coisas não acontecem como o Big Bang”, questiona.
Assista ao programa completo:
A bancada de entrevistadores é formada por Adriana Salles Gomes, diretora editorial das revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review no Brasil, Francisco Brito Cruz, diretor executivo do Interlab, Daniela Braun, repórter do Valor Econômico, Raphael Hernandes, repórter da Folha de S.Paulo, e Sérgio Spagnuolo, diretor do Núcleo Jornalismo.
As artes estão nas mãos do cartunista Fausto Bergocce.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS