Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse, nesta terça-feira (15), em entrevista coletiva, que mais de 29 milhões de brasileiros foram afetados pelo apagão da manhã de hoje.

"Mais ou menos um terço dos consumidores brasileiros foram atingidos. Nós temos entre 85 milhões a 90 milhões de consumidores, então em média de 27 a 29 milhões de brasileiros tiveram essa interrupção momentânea de energia", afirmou.

O apagão atingiu os 25 estados e o Distrito Federal. Só Roraima, por não estar ligado ao sistema nacional, não sofreu com o episódio. A causa ainda não foi explicada pelas autoridades.

Leia mais: Ministério de Minas e Energia diz que vai pedir à PF para apurar se houve ação intencional em apagão

Silveira afirmou que o caso desta terça é "extremamente raro".

"O que aconteceu hoje é extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer um eventos dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade. Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje", disse.

O ministro anunciou ainda que uma das causas do apagão aconteceu por um "evento" no Ceará e outro em local ainda não detectado.

"Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não foi detectado pelo ONS", afirmou Silveira.

Ainda segundo o ministro, os dados técnicos sobre as causas do apagão “serão passados nas próximas 48 horas".

O ministro disse que vai pedir à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que investiguem se o apagão que aconteceu na manhã de hoje pode ter sido causado por ação humana.

De acordo com o ministro, é preciso apurar se houve ação dolosa ou falha humana na origem do que causou o apagão.

Leia também: Trabalhos domésticos: mulheres gastam, em média, 10 horas a mais do que homens em tarefas