O Roda Viva recebe o ministro dos Transportes Renan Filho nesta segunda-feira (21).
A jornalista Taís Hirata pergunta sobre qualidade dos investimentos em transporte e infraestrutura e quer saber o que o Ministério irá fazer para não repetir os erros dos PACs anteriores. O político afirma que a primeira medida foi retomar todas as obras que estavam paralisadas pelo país e iniciar diálogos com os governos locais.
“Obras que eram para durar quatro anos, estavam demorando de dez a doze anos. Nós temos obras não concluídas do PAC 2 pela falta de recursos nos últimos seis anos. Então, terminar todas as obras é uma tarefa prioritária. Foi determinação do presidente. Além disso, estamos dialogando com os governos estaduais, de maneira republicana, para saber quais são as obras prioritárias”, explica.
Sobre os recursos para concluir essas obras, o político relembra os mecanismos para envio da verbas no Brasil e afirma que não é algo que depende apenas de um Ministério.
Leia também: Alexandre de Moraes arquiva investigação contra seis empresários
“Quem determina pra onde vai o orçamento é o Executivo, que manda a peça orçamentária para o Congresso. Lá é onde vota e dá os limites, dizendo onde pode ser remanejado. Obra, numa democracia, não é escolha apenas do ministro ou do presidente. É um trabalho em conjunto”, afirma.
Ao explicar todo esse cenário, Renan aproveita para criticar o governo Bolsonaro e afirma que nunca foi consultado sobre obras enquanto governava Alagoas.
“O Governo Bolsonaro não fazia as obras, conversavam muito pouco e tomavam decisões equivocadas. Eles transformaram o Brasil no país que menos investe entre as economias relevantes”, completa.
Assista ao programa na íntegra:
A bancada de entrevistadores é formada por Dimmi Amora, fundador da Agência Infra, Ivan Martínez Vargas, repórter do Jornal O Globo, Taís Hirata, repórter do Valor Econômico, Marianna Holanda, repórter da Sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, e Luiz Gerbelli, repórter do Estadão.
Leia também: Cármen Lúcia dá 48h para juiz explicar arquivamento de ação por abuso de silêncio de Cid
Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS