Notícias

Advogada afirma que descriminalização da maconha pode diminuir operações letais da polícia em favelas

Patrícia Villela fala sobre necessidade de mudança de pensamento nas policias sobre questão das drogas


18/09/2023 23h14

O Roda Viva entrevista a advogada e empresária Patrícia Villela Marino nesta segunda-feira (18).

O jornalista Pedro Borges cita operações policiais com alto número de mortes e pergunta se a descriminalização das drogas diminuiria os confrontos em comunidades. Marino acredita que sim, mas só seria possível uma comprovação venda a situação na prática.

Mas durante sua resposta, ela ressalta que as policiais terão que passar por um processo de reeducação caso a maconha fosse regularizada.

“Para que isso aconteça [diminuição das operações e mortes], vamos ter que passar por um processo de letramento dentro da profissionalização dos oficiais de polícia. A gente tem um monopólio do uso da força, que é do Estado. Contudo, nos últimos anos, temos visto uma disputa desse monopólio. O Estado contra o crime organizado. Nós só vamos ver como isso vai acontecer quando a gente ter um novo cenário. Hoje, tudo é especulativo”, afirma.

Mais importante do que só regularizar as drogas, a advogada ressalta a importância da mudança de cultura em toda sociedade.

Leia também: No Roda Viva, advogada defende indicação de mulher negra ao STF: "sonho dos sonhos"

“As policias são de direcionamento dos governadores. Toda orientação é de âmbito estadual, não federal. O que estamos vendo em nível nacional é uma recondução, um resgate da institucionalidade e um preparo melhor da força. Isso tem que acontecer nos estados também. E eu não tenho tanta esperança assim”, finaliza.

Assista ao programa na íntegra:

A bancada de entrevistadores é formada por Fernanda Mena, repórter especial da Folha de S. Paulo, Denis Russo Burgierman, editor-chefe do Greg News, a jornalista e socióloga Lia Rizzo, Natacha Cortêz, editora-chefe da Marie Claire, e Pedro Borges, editor-chefe da Alma Preta.

Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.

Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena pode pagar até R$ 14,5 milhões no sorteio desta terça-feira (19)

Roda Viva debateu a guerra às drogas e a situação do tema no Brasil; confira os melhores momentos

Marcelo Tas conversa com Tasso Azevedo no Provoca desta terça-feira (19)

Roda Viva: "gostaria de ver um consumo recreativo de qualidade", diz advogada sobre maconha

“Brasil perdeu a chance de produzir ciência e economia ao não investir em estudo sobre cannabis”, diz empresária