O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, às 8h desta sexta-feira (29).
O político irá passar por uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose e retomar a articulação que foi desgastada. Na prática, partes dos ossos da coxa e da bacia são retiradas e substituídas por peças artificiais de metal e porcelana.
A intervenção cirúrgica, que deverá durar algumas horas, apresenta baixo risco, mas contará com anestesia geral. Lula sofre com fortes dores no local há meses e passou por dois procedimentos em julho para diminuir as dores, uma infiltração e uma denervação.
Leia também: Pondé afirma que a esquerda e a imprensa não aprenderam nada com o fenômeno Bolsonaro
Novas informações devem ser divulgadas durante uma coletiva de imprensa no fim da tarde. A expectativa é de que ele fique no hospital até terça-feira (3), com possibilidade de saída na segunda (2), a depender da recuperação.
O petista deverá trabalhar no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – por pelo menos três semanas. Também deverá ficar por um período entre quatro e seis semanas sem poder fazer viagens.
Lula deve retomar os compromissos internacionais apenas no final de novembro, quando deve ir aos Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28. Na volta da viagem ao Oriente Médio, cumprirá agenda na Alemanha.
REDES SOCIAIS