A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2023.
Mais de 1,26 milhão de contribuintes receberão cerca de R$ 1,96 bilhão no total. O valor será pago com correção de 4,28% no valor, com base na taxa Selic, que atualmente está em 12,75% ao ano. Ou seja, se na entrega da declaração foi calculado R$ 1.000 a restituir, então serão creditados R$ 1.042,80.
Do montante a ser restituído pelo Fisco, cerca de R$ 507 milhões serão pagos a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Ao total, são:
Mais de 5 mil idosos acima de 80 anos;
Mais de 55 mil idosos entre 60 e 79 anos;
Mais de cinco mil contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
Quase 20 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Mais de 135 mil que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Também deve ser pago aproximadamente R$ 1,45 bilhão a 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro.
Como saber se a restituição está disponível?
Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar a página da Receita na internet e clicar na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, basta clicar em "Consultar a Restituição".
A Receita Federal também disponibiliza aplicativos para tablets e smartphones que permitem que a consulta seja realizada, com informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Como o pagamento será feito?
O pagamento da restituição será depositado na conta bancária informada no momento da declaração.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ao acessar o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ao ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se não receber o pagamento, o cidadão deve, primeiramente, consultar a situação da sua restituição, que pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio do sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Segundo a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento estão: contribuinte fora do cronograma de recebimento, malha fiscal, malha débito, dados da conta bancária incorretos ou conta encerrada.
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