Em um comunicado à imprensa feito na noite desta sexta-feira (29), a médica Ana Helena Germoglio, da equipe que fez a cirurgia no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou que ele já andou pelo quarto do hospital e conversou sobre trabalho.
O presidente passou por uma cirurgia no quadril na manhã de hoje. Ele se queixava de dores causadas por uma artrose, que causou um desgaste nas articulações da junção da cabeça do fêmur com o quadril.
Foi informado que, com o sucesso da cirurgia no quadril, o presidente também realizou uma blefaroplastia, procedimento de correção das pálpebras.
De acordo com a equipe, Lula acordou da anestesia no meio da tarde. O quadro clínico dele é bom e estável.
Leia também: Mãe de Kayky Brito publica primeiras fotos do ator após acidente
Após o procedimento médico, o presidente passará por uma fase de exercícios para se recuperar.
"Sempre tentamos tirar o paciente da cama o mais rápido possível. Isso porque evitam-se complicações. Desde que o paciente consiga, esteja consciente, recupere sua força muscular, é desejável que se tire o paciente da cama o mais rapidamente possível", informou o ortopedista Giancarlo Polesello, que comandou a cirurgia.
A previsão dos médicos é que Lula tenha alta entre segunda-feira (2) e terça (3).
Nas próximas semanas, segundo Germoglio, Lula trabalhará no Palácio do Alvorada.
Leia também: “Transporte é um direito social”: Entenda as motivações da greve dos trabalhadores do Metrô de SP
"Já vamos sair aqui do hospital com o presidente levantando e andando. Não há limitação dele trabalhar no Alvorada. Agora a gente vai dar prioridade à recuperação e não ao despacho (trabalho). A cabeça dele já está funcionando perfeitamente, mas claro que entre despachos um e outro, vai haver fisioterapia e repouso", disse Ana Helena.
REDES SOCIAIS