Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels\ Andrea Piacquadio
Pexels\ Andrea Piacquadio

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior proporção de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e o segundo das Américas com maior prevalência de depressão.

Em contrapartida, apenas 5,1% dos brasileiros fazem terapia psicológica, conforme o Índice Instituto Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM) divulgado neste ano. Muitas delas seguem sem o tratamento por questões financeiras, entretanto, já existem alternativas acessíveis no mercado, como é o caso do site PsyMeet, que fornece consultas psicológicas onlines por R$ 30.

Criado em 2020, possibilita que pacientes tenham contato com diversos psicólogos espalhados por todas as regiões do Brasil, além de permitir que eles realizem as sessões em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

“A terapia deve ser acessível. Para aquela pessoa que está trabalhando e não tem tempo para se deslocar para uma clínica no centro da cidade ou para aquela que não tem dinheiro para custear as consultas”, ressalta João Vitor dos Santos, cofundador da iniciativa.

O PsyMeet também fornece espaço para que psicólogos recém-formados consigam adquirir experiência, visibilidade, crescimento profissional e financeiro. “O trabalho da Psy é conectar psicólogos e pacientes, sendo que 100% do valor do atendimento fica com o prestador de serviço, pois a Psy não se financia desta maneira”, completa Santos.

Para participarem, todos os psicólogos precisam ter os números ativos e autorizados do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do E-PSI, que permite aos profissionais prestarem serviços psicológicos de maneira virtual.

João dos Santos, cofundador da PsyMeet. Foto: Divulgação

“Entrei na PsyMeet em 2020. Foi muito importante para mim, principalmente porque eu estava no começo da minha carreira e mesmo assim consegui atender muitos clientes pelo site. Desde que eu entrei, sempre indiquei a Psy para muita gente, pois ela é acessível e é uma iniciativa que funciona”, afirma Oliviane Magro, 25, psicóloga e responsável técnica pela plataforma.

Leia mais: Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (1º)

A plataforma conta com mais de 19 mil seguidores no Instagram e recebe diversos elogios na internet. “Confesso que no início fiquei insegura da seriedade da empresa porque achei muito barato. Mas justamente pelo preço resolvi arriscar e achei uma profissional maravilhosa, bem experiente e que está fazendo um ótimo trabalho comigo", declara uma paciente na rede social.

Segundo João Vitor, atualmente o site conta com mais de seis mil profissionais cadastrados e uma média de 200 mil visitas mensais.

Saiba como fazer terapia pela PsyMeet:

1) Procure um psicólogo de acordo com a especialidade pelo site;

2) Clique no botão do Whatsapp no perfil do psicólogo;

3) Combine com o profissional os detalhes do atendimento, como data e horários disponíveis;

4) Faça a sessão terapêutica pelo computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Centro de Valorização da Vida

O PsyMeet não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site. Procure também atendimento em um hospital mais próximo.

Leia também: “Transporte é um direito social”: Entenda as motivações da greve dos trabalhadores do Metrô de SP