Notícias

Economista Fabio Giambiagi projeta inflação acima dos 250% em junho de 2024 na Argentina

No Roda Viva, economista faz análise da economia argentina e projeta cenário complicado para país nos próximos meses


27/11/2023 22h59

O Roda Viva desta segunda-feira (27) recebe o o economista Fabio Giambiagi, brasileiro criado na Argentina e especialista em finanças públicas, para falar sobre a eleição de Javier Milei.

A jornalista Luciana Dynewcz fala sobre a possível indicação de Luiz Caputo para ministro da Economia na Argentina e diz que há uma dose de otimismo em cima do nome. Ela pergunta se é uma sentimento exagerado por parte dos mercado. Giambiagi explica que essas emoções são pelos “sinais de moderação” em cima da nomeação.

“Acho que essa euforia que o mercado argentino está vivendo, com a Bolsa estourando, reflete um certo alívio diante da percepção de que entraram os profissionais em campo. Ao invés de um ‘exército de brancaleone’ que ninguém sabia como poderia funcionar”, afirma.

Apesar da moderação, o economista diz que boa parte do novo governo está subestimando o problema inflacionário no país. Nos últimos 12 meses, a inflação está acima dos 140%. Para o ano que vem, esse número pode ser ainda maior.

Leia também: "Ele criou um personagem de teatro e deu super certo", diz economista sobre Milei

“Dezembro ainda não começou, mas as primeiras projeções estão sendo feitas. E os números são assustadores, pois variam entre 14% e 20%. A inflação no início de 2023, entre aspas, era moderada, algo em torno de 6% ao mês. Não há como a inflação no começo do ano que vem ser maior do que isso. Eu tenho para mim, que em meados do meio do ano que vem, a inflação acumulada de 12 meses estará acima dos 250%. Não há lua de mel que resista a isso”, explica.

O que preocupa o economista é que não há planos para frear esse aumento por parte da nova equipe econômica da Argentina.

Assista ao programa completa:

A bancada de entrevistadores é formada por Alberto Gaspar, apresentador do programa Legião Estrangeira, Eleonora Gosman, correspondente do Perfil, Luciana Dyniewicz, repórter do Estadão, Leda Balbino, editora do Jornal O Globo, e Sergio Lamucci, editor-Executivo do Valor Econômico.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar toda segunda-feira ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

Leia também: “Feridas estão abertas", afirma especialista sobre a vinda da futura chanceler de Javier Milei ao Brasil

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido