Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação TV Cultura
Divulgação TV Cultura

A série “Corações e Mentes: Escolas que Transformam” estreia neste domingo (3) na tela da TV Cultura. Em quatro episódios, a atração viaja o Brasil em busca de escolas que protagonizam grandes transformações na educação. Inédita em TV aberta, vai ao ar às 10h45.

Dirigida por Cacau Rhoden, a produção da Maria Farinha Filmes é uma iniciativa do Instituto Alana e do Itaú Social – com apoio da Mercur e da Gávea Investimentos –, e propõe exibir ações de escolas de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas que repensam seus processos de ensino e aprendizagem e percebem a escola como um espaço de potência de transformação social.

Leia mais: Motoristas de ônibus de São Paulo determinam greve para esta sexta-feira (1º)

Primeiro episódio - Empatia

O século XXI trouxe inúmeros avanços tecnológicos, com isso, milhões de pessoas passaram a se conectar por uma rede. Fronteiras geográficas desaparecem e tudo acontece ao mesmo tempo. Mas há um outro tipo de fronteira, que ainda precisa ser superada: a intolerância, a dificuldade de se respeitar e compreender a alteridade.

A empatia é um valor e uma ferramenta essencial nesse cenário, auxiliando pessoas a assumirem diferentes perspectivas frente aos desafios da nova realidade. Um mundo de sujeitos realmente transformadores pressupõem que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. Isso começa na escola.

No primeiro episódio, Corações e Mentes: Escolas que Transformam vai até a escola Dendê da Serra, no litoral Sul da Bahia, além de visitar a EM Waldir Garcia, no Amazonas, e a EMEF Amorim Lima, em São Paulo, para entender essa realidade.

Leia também: 2023 é o ano mais quente de todos os tempos, alerta ONU na abertura da COP 28