O mês de novembro registrou o maior índice de congestionamentos na cidade de São Paulo desde fevereiro de 2020. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgados pelo g1, a média foi de 466 quilômetros de lentidão nos dias úteis.
O dia com maior trânsito foi em 23 de novembro, uma quinta-feira. Na data, a capital paulista apresentou 766 km de congestionamento às 8h30 e chegou ao ápice às 19h, registrando 1.048 km de lentidão.
Dessa forma, os números se aproximam aos registrados em São Paulo no período anterior ao da pandemia de Covid-19, declarada em março de 2020.
O mês foi marcado sobretudo pela greve unificada do funcionalismo público, incluindo dos sindicatos dos trabalhadores do Metrô e da CPTM. Além disso, novembro teve ainda três feriados: Finados (2), Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20).
A tempestade no início do mês, que deixou mais de dois milhões de imóveis sem energia e derrubou árvores dificultando trajetos, também pode ser apontada como outro fator que explica o aumento do trânsito.
O portal da TV Cultura entrou em contato com a CET para obter mais informações, mas até o momento não obteve retorno.
REDES SOCIAIS