O Papa Francisco afirmou que deseja ser enterrado fora do Vaticano. Caso seu desejo seja atendido, ele será o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado em um lugar distinto da sede da Igreja Católica. Prestes a completar 87 anos no próximo domingo (19), o pontífice disse ainda que deseja simplificar os tradicionais ritos fúnebres.
As informações foram ditas em entrevista à televisão N + do México, que foi transmitida na última terça-feira (12).
Conhecido por evitar grande parte da pompa e privilégio do Vaticano, a autoridade católica disse que, devido a sua devoção a Maria, a Mãe de Deus, decidiu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Além disso, Francisco afirmou que que tem trabalhado com o mestre de cerimônias do Vaticano com o intuito de simplificar os grandiosos ritos funerários papais utilizados por seus antecessores.
Leia também: Após 11 horas de sabatina, CCJ do Senado aprova Dino para STF e Gonet para PGR
Na ocasião da entrevista em celebração à Nossa Senhora de Guadalupe, Francisco havia acabado de se recuperar de uma bronquite aguda infecciosa. Em seu discurso, ele destacou a pretensão de fazer três viagens em 2024, para a Polinésia, Bélgica e Argentina.
Há mais de 100 anos, os papas são tradicionalmente enterrados nas grutas localizadas abaixo da Basílica de S. Pedro.
Leia também: Cota para filmes brasileiros na TV paga é aprovada pelo Senado
REDES SOCIAIS