Uma nova subvariante da Ômicron, tipo de variante da Covid-19, foi identificada em Pernambuco nesta semana. O caso foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (28).
Segundo a pasta, uma mulher de 49 anos, moradora do Recife, foi infectada pela JN.1, conhecida como Pirola. A identificação foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, na quarta-feira (27).
Leia mais: Brasil cria 130.097 vagas com carteira assinada em novembro, mostra Caged
A JN.1 já foi encontrada no Ceará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, e foi responsável por aumentar casos da doença nos estados.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, de 17 a 23 de dezembro 2.468 casos positivos de Covid-19 foram identificados em Pernambuco, com a taxa de positividade de 26,9%.
A pasta também destacou que a subvariante Pirola é considerada uma “variante de interesse”, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido a sua transmissão acentuada, no entanto, não representa grande risco à saúde pública.
A pesquisa genômica do Instituto foi realizada em seis cidades: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Ouricuri e Salgueiro. Ao todo, 46 amostras foram processadas para sequenciamento.
Leia também: Petrobras abre inscrições para concurso com 6,4 mil vagas
REDES SOCIAIS