Já começou os preparativos para o carnaval em todo país. A festa popular movimenta o mercado de trabalho em todos os estados. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo obtidos com exclusividade pelo jornalismo da TV Cultura estimam que as festividades vão gerar mais de 70 mil empregos temporários.
Só na cidade de São Paulo, a expectativa é de mais de mil empregos. Em uma loja de fantasias no centro da capital paulista, serão 30 vagas.
“Será 20% [de vagas temporárias] do nosso total de funcionários. É muito importante porque, na época do carnaval, o pessoal vem numa loucura, especialmente nos últimos 15 dias. Nós temos que ter gente para atender a todos. Por isso, aumentamos o nosso quadro”, explica Pierre Sfeir, dono de loja em São Paulo.
Leia também: Escola de samba do Rio de Janeiro é inundada pelas chuvas e perde mais de 600 fantasias
De acordo com Felipe Tavares, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as vagas temporárias são excelentes oportunidades e, em muitos casos, viram trabalhos definitivos.
“Quando a gente tem o salto de uma vaga de temporários sempre abre uma oportunidade pra que esses empregos temporários sejam efetivados dado o desempenho, dado também uma mudança de patamar do próprio empregador. Então a gente tá esperando aí com esses 70 mil empregos que pelo menos uns 5, 6% seja uma força de emprego fixa. Então entram 70 mil temporários, mas pode ser que a gente tenha quatro, cinco mil mantidos devido só a data do carnaval”, afirma Tavares.
REDES SOCIAIS