Lula critica elite por falta de investimento em educação no Brasil: “Nunca se pensou como essencial”
Presidente participou de evento na Bahia e exaltou o sistema educacional da China
18/01/2024 13h53
Durante a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, na base aérea da capital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à elite brasileira, dizendo que nunca se interessou em investir na educação do país. Assim, ele prometeu investir pesado na área durante seu mandato.
“A China, até outro dia, tinha um PIB menor que o do Brasil, era um país muito pobre. Qual foi a revolução que aconteceu na China? Primeiro, investimento em educação. A quantidade de chineses estudantes de engenharia no mundo inteiro é muito maior do que o que temos dentro do Brasil. Nunca se pensou no ensino como uma coisa essencial”, disse o presidente em discurso.
Segundo dados do Ministério da Educação, o governo planeja investir R$ 45 bilhões em educação, ciência e tecnologia até 2026.
Lula completou seu discurso dizendo que 2024 será um ano de colheita para o Brasil, já que pretende entregar obras em diversos estados.
Leia também: Deputado Carlos Jordy critica Alexandre de Moraes após buscas da PF: “estamos vivendo uma ditadura”
"Nós vamos colher muitas das coisas que nós plantamos. Pegamos um país quase destruído com milhares de obras paralisadas, de creche a universidade, de UBS a hospitais”, afirmou.
No evento de hoje, o governo assinou o acordo para implementação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. Serão investidos R$ 650 milhões, com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2025.
Até o final da semana, o presidente também vai inaugurar a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Paulo Afonso e visitará a refinaria Abreu e Lima em Ipojuca, em Pernambuco.
Leia também: TV Cultura exibe documentário "Madeira Engenheirada - O Novo Rumo da Construção Civil" neste domingo (21)
REDES SOCIAIS