Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr/Governo do Estado de São Paulo
Reprodução/Flickr/Governo do Estado de São Paulo

Levantamento feito pelo Governo Federal mostrou que 1.942 municípios brasileiros possuem moradores vivendo em áreas de risco a desastres naturais, como deslizamentos e inundações. Esse número representa mais de um terço de todas as cidades do país.

O atual número é quase 140% maior comparado ao mesmo levantamento feito há 12 anos. Em 2011, eram 821 municípios com moradores em áreas de risco.

O estudo foi realizado pela Casa Civil junto com os ministérios do Desenvolvimento Regional, das Cidades, da Ciência e Tecnologia, de Minas e Energia e do Meio Ambiente. Todos os dados devem ser usados para ajudar no direcionamento de recursos do Governo Federal para a Defesa Civil.

As região sudeste e nordeste concentram o maior números de municípios em áreas de risco. Enquanto Minas Gerais é o estado com o maior número de cidades na lista (283), São Paulo possui a maior população exposta a áreas suscetíveis a desastres naturais (1.552.836).

Leia também: Gastos com o automóvel formam a segunda maior despesa do brasileiro, diz pesquisa

Por outro lado, a região Centro-Oeste é a que possui o menor números de pessoas expostas aos riscos.

Entre 1991 e 2022, foram registradas 23.611 ocorrências de desastres naturais em todo país. Os casos tiveram 3.890 mortes e deixaram 8.226.314 desalojados ou desabrigados.

Leia também: PGR e Moraes dizem que Jordy tem “forte ligação” com organizador de atos antidemocráticos