Notícias

Tarcísio de Freitas desiste de ação para demolir casa em área de risco em São Sebastião

Governo paulista planejava demolir imóveis na região que matou 64 pessoas após as fortes chuvas, ação será removida após reunião com moradores


19/01/2024 12h49

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) abriu mão de pedir na Justiça a demolição de aproximadamente 900 casas na Vila Sahy, região em São Sebastião onde morreram 64 pessoas no ano passado devido as fortes chuvas. A decisão foi tomada após uma reunião com moradores na última quinta-feira (18). Eles alegam que não querem deixar seus imóveis.

A ideia inicial era demolir todas as casas da região, pois entendia que estavam em um local de risco. Depois, esse número diminuiu para 405, onde 197 estavam desabitadas, 172 ocupadas em locais com maior risco e 39 eram construções que surgiram após a tragédia.

A demolição por parte do estado estava baseada em um relatório feito pela ONG Gerando Falcões, que indicou a necessidade de ampliar remoções para obras de drenagem, contenção e reurbanização. Porém, o laudo foi contestado pelos moradores e pelo Ministério Público.

Leia também: Lula assina acordo para construção de parque aeroespacial em Salvador, Bahia

Em nota, o governo afirmou que a decisão “está fundamentada no compromisso mútuo de construir um projeto coletivo que acolha e ofereça moradia digna às famílias que residem na área”.

O plano era construir mais de 1,5 mil apartamentos por meio do CDHU. As primeiras 704 unidades devem ser entregues no agora no início do ano. Mas a ideia também foi rejeitada pelos moradores, que reprovaram um financiamento imobiliário. Muitos construíram a própria casa na Vila Sahy e possuem negócios.

Leia também: Futuro secretário nacional de Segurança diz que quer polícia efetiva com respeito aos direitos humanos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido