De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os assassinatos no Brasil registraram uma queda de 4,09% em 2023, se comparados a 2022.
No ano passado, 40.464 homicídios dolosos, aqueles que apresentam intenção de matar, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte foram cometidos. Em 2022, o número foi de 42.190.
A relação foi divulgada nas redes sociais do então ministro da Justiça, Flávio Dino, na última segunda-feira (29), dias antes dele sair da pasta para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O ex-ministro do Supremo Ricardo Lewandowski assume a pasta.
Leia também: PF aponta indícios de ‘rachadinha’ em gabinete e pede quebra do sigilo de Janones
“Números enviados pelos Estados ao Ministério da Justiça, no âmbito do SINESP, mostram que tivemos o menor número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) dos últimos 14 anos. Meus cumprimentos aos profissionais da Segurança Pública do Brasil. E que venham novas conquistas em 2024”, escreveu Dino.
O levantamento não inclui mortes por violência das forças policiais. Ainda segundo o ministro, essas diminuíram 2,3%, de 6.445 para 6.296.
Leia também: Hamas avalia acordo para cessar-fogo e libertação de reféns de Israel
REDES SOCIAIS