Dados do Censo, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (2) mostraram que o Brasil possui mais estabelecimentos religiosos do que a soma de saúde e educação. Ao todo, são 579,9 mil templos contra 264,4 mil instituições de ensino e 247,5 mil postos de saúde.
O estudo tem como objetivo responder a questionamentos sobre onde está a população brasileira e embasar políticas públicas.
Templos religiosos
Levando em consideração cidades com mais de 200 mil habitantes, o estado do Rio de Janeiro é o que possui a maior proporção de estabelecimentos religiosos. Dos dez municípios com as maiores presenças de estabelecimentos religiosos em relação à população, oito ficam no estado carioca.
Leia também: Pré-Carnaval: veja blocos de rua que acontecem em São Paulo nos dias 3 e 4 de fevereiro
O Censo classifica como estabelecimento religiosos igrejas, templos, sinagogas, centros espíritas, terreiros e outros.
Os dados do IBGE apenas mostram o números de cada estabelecimento e não explicam os motivos para cidades terem mais templos do que hospitais e escolas.
Instituições de saúde
Já o estado de São Paulo lidera em relação a hospitais. Das dez cidades com maior presença desses endereços relacionados a saúde ante a população, nove ficam no estado paulista.
Por outro lado, em relação a municípios com mais de 200 mil habitantes, São José de Ribamar, no Maranhão, tem a menor presença de estabelecimentos de saúde.
O Censo classifica estabelecimentos de saúde como hospitais, postos de saúde e outras unidades de atendimento, públicas ou privadas.
Instituições de educação
Sobre os estabelecimentos de ensino nos municípios acima de 200 mil habitantes, a maior proporção está na cidade de Santarém, no Pará. São 607 estabelecimentos para 331,9 mil moradores. Em seguida, aparece Feira de Santana, na Bahia, com um estabelecimento de ensino para cada grupo de 693 pessoas.
Leia também: Censo indica que há 18 cidades brasileiras com mais residências do que habitantes
Na contramão, Mauá, na região metropolitana de São Paulo, possui um enderaço para cada 1.826 habitantes. É a menor presença desses estabelecimentos entre as cidades com 200 mil habitantes ou mais.
O Censo classifica instituições de educação as escolas particulares e públicas, universidades e outras instituições, como creches.
REDES SOCIAIS