Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O número de mortes por dengue no Estado de São Paulo chegou a 27. A informação foi atualizada pela Secretaria estadual da Saúde (SES) nesta sexta-feira (1º). Segundo os dados do painel de monitoramento, outros 132 óbitos estão em investigação.

Os óbitos ocorreram nos seguintes municípios: Bariri (2), Bauru (1), Bebedouro (1), Campinas (1), São Paulo (2), Franca (1), Marília (3), Mauá (1), Guarulhos (1), Pederneiras (2), Restinga (1), Ribeirão Preto (2), Suzano (1), São José dos Campos (1), Parisi (1), Pindamonhangaba (2), Taubaté (2), Tremembé (1) e Votuporanga (1).

Leia mais: São Paulo promove “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue nesta sexta (1º)

O Estado ainda contabiliza 127.978 casos da doença e 205.106 registros prováveis. Os registos com sinal de alarme somam 1.721 –são situações em que, mesmo após o fim da febre, os pacientes continuam a apresentar dor abdominal, vômito ou sangramento de mucosas.

Além disso, outros 167 casos de dengue grave foram confirmados pelo governo de São Paulo.

“Dia D”

Por conta do número de registros, o estado de São Paulo realiza nesta sexta-feira o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue.

A iniciativa busca reforçar a atuação de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, com ações para conscientizar a população sobre a doença, como, por exemplo, atividades nas escolas públicas.

O evento, anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo do Estado de São Paulo, contará com a participação dos secretários estaduais da Saúde, Educação, representantes da Defesa Civil, e com o reforço do Exército e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Dengue no Brasil

O Brasil atingiu a marca de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue somente nos dois primeiros meses de 2024. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados na quinta-feira (29).

De acordo com a pasta, são 1.017.278 casos registrados nas primeiras oito semanas deste ano. No mesmo período do ano passado, o Brasil tinha 207.475 casos.

O Brasil atingiu 214 mortes. Além disso, existem outros 687 casos em investigação para saber se a morte foi causada pela dengue. Em 2023, foram 149 óbitos entre as semanas 01 e 08.

Leia também: Lula volta a criticar conflito na Faixa de Gaza e pede fim da “carnificina”