O programa Mais Médicos contará com mais 1,5 mil profissionais em atuação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, feito nesta segunda-feira (4), os especialistas irão trabalhar em 624 cidades e 15 distritos sanitários indígenas em todas as regiões do Brasil.
Os médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior iniciaram nesta segunda o primeiro Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) de 2024. Nesta edição, o projeto é realizado simultaneamente em Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
O módulo em questão tem a participação de 1.515 médicos brasileiros com diploma do exterior e 82 estrangeiros. Após a conclusão da etapa, os novos profissionais irão se juntar aos médicos e médicas já em atividade pelo programa.
Leia também: Investigação da ONU aponta indícios de estupro do Hamas contra vítimas israelenses
De acordo com o governo, no ano passado o Mais Médicos atingiu o número recorde de 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional e 86 milhões de brasileiros foram beneficiados com o atendimento. Outro feito do programa foi ter chegado a 100% dos 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs).
Em 2024, pela primeira vez, o Mais Médicos abriu processo seletivo direcionado ao atendimento de populações em vulnerabilidade, como pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua.
Módulos e aulas específicas também irão instruir os profissionais sobre abordagem em situações que envolvem violência, uso abusivo de álcool e outras drogas, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e saúde mental.
Leia também: Lula envia ao Congresso Projeto de Lei sobre trabalho de motoristas de apps
REDES SOCIAIS