Falta de água: Cagece diz que abastecimento em Fortaleza e região deve ser retomado até o fim da noite
De acordo com a companhia, o serviço deve ser normalizado até às 22h
18/04/2024 19h24
O abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) foi interrompido na última quarta-feira (17). De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o serviço de melhoria, que levou à paralisação, foi concluído às 23h do mesmo dia. Entretanto, diversas localidades permanecem sem o restabelecimento do recurso.
Em nota, a companhia informou que o “macrossistema de abastecimento da capital funciona por pressão” e que “áreas elevadas ou distantes da estação de tratamento de água podem levar em torno de 24 horas para ter o abastecimento restabelecido”.
Procurada pelo site da TV Cultura, a Cagece informou que a previsão é de que o serviço na RMF volte até às 22h desta quinta-feira (18).
“A Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais”, disse a empresa em comunicado.
De acordo com o g1, ao todo foram 185 bairros prejudicados com a falta de água entre a capital, Maracanaú, Eusébio e parte das cidades de Caucaia, Pacatuba, Maranguape e Itaitinga. O portal da TV Cultura questionou à Cagece o número de bairros impactados, mas a companhia alegou que não possuía no sistema a quantia exata das localidades afetadas.
Leia também: Justiça do Rio mantém prisão de mulher que levou tio morto para pegar empréstimo
Em outro comunicado publicado nesta quinta (18) no site da companhia, a empresa alegou ainda “intermitência no abastecimento de água em Itaitinga e Eusébio” por motivo de "baixa vazão". A previsão é que o abastecimento nessas cidades seja normalizado às 12h de sexta-feira (19), com a “distribuição de água retomada imediatamente”.
Entenda o que é o serviço realizado
Trata-se da interligação do novo trecho da adutora do macrossistema de água de Fortaleza. Segundo a Cagece, o objetivo é garantir o abastecimento nas zonas norte e leste de Fortaleza quando for necessário realizar manutenções no sistema.
“Com duas adutoras, a companhia terá mais uma alternativa de distribuição de água em casos que seja necessário paralisar, garantindo a continuidade do abastecimento de água”, acrescentou.
Leia também: Crise climática afeta a sua saúde mais do que você imagina; entenda
REDES SOCIAIS