Notícias

Falta de água: Cagece diz que abastecimento em Fortaleza e região deve ser retomado até o fim da noite

De acordo com a companhia, o serviço deve ser normalizado até às 22h


18/04/2024 19h24

O abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) foi interrompido na última quarta-feira (17). De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o serviço de melhoria, que levou à paralisação, foi concluído às 23h do mesmo dia. Entretanto, diversas localidades permanecem sem o restabelecimento do recurso.

Em nota, a companhia informou que o “macrossistema de abastecimento da capital funciona por pressão” e que “áreas elevadas ou distantes da estação de tratamento de água podem levar em torno de 24 horas para ter o abastecimento restabelecido”.

Procurada pelo site da TV Cultura, a Cagece informou que a previsão é de que o serviço na RMF volte até às 22h desta quinta-feira (18).

“A Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais”, disse a empresa em comunicado.


De acordo com o g1, ao todo foram 185 bairros prejudicados com a falta de água entre a capital, Maracanaú, Eusébio e parte das cidades de Caucaia, Pacatuba, Maranguape e Itaitinga. O portal da TV Cultura questionou à Cagece o número de bairros impactados, mas a companhia alegou que não possuía no sistema a quantia exata das localidades afetadas.

Leia também: Justiça do Rio mantém prisão de mulher que levou tio morto para pegar empréstimo

Em outro comunicado publicado nesta quinta (18) no site da companhia, a empresa alegou ainda “intermitência no abastecimento de água em Itaitinga e Eusébio” por motivo de "baixa vazão". A previsão é que o abastecimento nessas cidades seja normalizado às 12h de sexta-feira (19), com a “distribuição de água retomada imediatamente”.

Entenda o que é o serviço realizado

Trata-se da interligação do novo trecho da adutora do macrossistema de água de Fortaleza. Segundo a Cagece, o objetivo é garantir o abastecimento nas zonas norte e leste de Fortaleza quando for necessário realizar manutenções no sistema.

“Com duas adutoras, a companhia terá mais uma alternativa de distribuição de água em casos que seja necessário paralisar, garantindo a continuidade do abastecimento de água”, acrescentou.

Leia também: Crise climática afeta a sua saúde mais do que você imagina; entenda

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas nesta quinta-feira (18)

Falta de água: Cagece diz que abastecimento em Fortaleza e região deve ser retomado até o fim da noite

Bienal do Livro de São Paulo: Colômbia será o país convidado da 27ª edição do evento

Justiça do Rio mantém prisão de mulher que levou tio morto para pegar empréstimo

"Movimento involuntário" fez avião da Latam perder 120 metros de altitude durante voo, diz relatório