O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas, afirmou que a cidade está tomada pela água e será necessário uma evacuação total. A declaração foi dada em entrevista a rádio Guaíba nesta terça-feira (7). O município tem pouco mais de 42 mil habitantes.
Para o político, as maiores dificuldades no momento são a falta de energia elétrica, problemas de infraestrutura e o aumento no número de saques.
“Realmente vou ter que evacuar toda a cidade, vou ter que tirar tudo. Só pode ficar aqui no nosso município quem terá condições de ficar trabalhando para fazer o rescaldo [de limpeza] da cidade. Porque a cidade está sem água, sem luz, e tomada pela água [das enchentes]. Então, se Deus quiser, apesar de todas essas dificuldades, nós vamos conseguir sair dessa e vamos recuperar a nossa cidade. Eu sei que será difícil. Vamos demorar pelo menos um ano para recuperá-la”, disse Freitas.
A cidade está localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para tempestades entre hoje e amanhã.
Leia também: “Se não fosse a própria população, seria pior”: famílias de Canoas (RS) se unem para ajudar vítimas das chuvas
Para a evacuação, o plano da prefeitura é levar a população para cidades do litoral, as menos afetadas pelas chuvas. Alguns prefeitos já se colocaram a disposição para ajudar.
"Eu estou tentando agora transferir essas pessoas para os municípios do litoral. Alguns prefeitos das cidades do litoral me ofereceram abrigo, me ficaram de me mandar até ônibus. As coisas estão se encaminhando”, explicou.
O boletim divulgado na manhã de hoje pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra que os números de mortos e feridos em decorrência das chuvas que atingem o estado atualmente subiram para 90 e 361, respectivamente. A mais recente atualização também aponta que há 132 pessoas desaparecidas.
Leia também: "Não tem mais volta", diz Nobre sobre catástrofes climáticas
REDES SOCIAIS