Notícias

Lula diz que Brasil pode importar arroz devido aos prejuízos das enchentes no RS

Governo espera que as safras do estado, que é o maior produtor do alimento, podem ser prejudicadas pelos eventos climáticos


07/05/2024 15h59

Durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Lula (PT) afirmou que o Brasil pode importar arroz e feijão como forma de lidar com os prejuízos causados pelas enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul e suas plantações.

"Com a chuva, eu acho que nós atrasamos de vez a colheita [do arroz] do Rio Grande do Sul. Se for o caso, para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha", disse o presidente nesta terça-feira (7).

O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, responsável por cerca de 70% da produção do alimento.

Leia também: Número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 90

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de março, a inflação de alimentos e bebidas somou 3,1% em relação aos 12 meses anteriores. O arroz foi um dos produtos que registrou a maior alta, de 28,4% no período.

Também no mês de março, Lula se reuniu com ministros para tratar da inflação dos alimentos. Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Agricultura, Carlos Fávaro, atribuíram a subida às questões climáticas e disseram que o governo esperava uma redução nos meses seguintes.

Leia também: “Se não fosse a própria população, seria pior”: famílias de Canoas (RS) se unem para ajudar vítimas das chuvas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Eldorado do Sul (RS) diz que cidade terá que ser evacuada após temporais

TJSP derruba ação que anulava aprovação de privatização da Sabesp pela Câmara

Bolsonaro responde bem ao tratamento de erisipela e está “estável e sem febre”, informa boletim

“Se não fosse a própria população, seria pior”: famílias de Canoas (RS) se unem para ajudar vítimas das chuvas

Cármen Lúcia deve suceder Moraes na presidência do TSE; relembre trajetória da ministra