Durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Lula (PT) afirmou que o Brasil pode importar arroz e feijão como forma de lidar com os prejuízos causados pelas enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul e suas plantações.
"Com a chuva, eu acho que nós atrasamos de vez a colheita [do arroz] do Rio Grande do Sul. Se for o caso, para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha", disse o presidente nesta terça-feira (7).
O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, responsável por cerca de 70% da produção do alimento.
Leia também: Número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 90
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de março, a inflação de alimentos e bebidas somou 3,1% em relação aos 12 meses anteriores. O arroz foi um dos produtos que registrou a maior alta, de 28,4% no período.
Também no mês de março, Lula se reuniu com ministros para tratar da inflação dos alimentos. Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Agricultura, Carlos Fávaro, atribuíram a subida às questões climáticas e disseram que o governo esperava uma redução nos meses seguintes.
Leia também: “Se não fosse a própria população, seria pior”: famílias de Canoas (RS) se unem para ajudar vítimas das chuvas
REDES SOCIAIS