O Exército da Ucrânia anunciou nesta quarta-feira (15) que suas tropas recuaram das regiões próximas de Kharkiv, a segunda maior cidade do país. Isso se deve a uma nova ofensiva russa no território adversário, que se concentra nesses locais.
O avanço da Rússia na guerra também fez Volodymyr Zelensky cancelar viagens internacionais e enviar mais tropas à região de Kharkiv. Diante do atual cenário, os Estados Unidos anunciaram o envio de verbas emergenciais aos ucranianos.
Recentemente, a Rússia lançou ataques aéreos em Kiev e em Lviv. Na ocasião, diversas usinas de energia elétrica do país também foram atingidas.
Leia mais: Conselho da Câmara analisa nesta quarta (15) possível cassação de Brazão
Gaúchos acionam o MPT contra comparecimento obrigatório e permanência em áreas de risco
Essa investida de Moscou teria utilizado mais de 50 mísseis e 20 drones de combate, segundo o comunicado. Como o sistema de defesa foi acionado para interceptar e repelir o ataque, não há registro de mortos e feridos.
Anteriormente, os EUA acusaram a Rússia de ter usado armamentos químicos no conflito. Segundo a inteligência norte-americana, a cloropicrina - um líquido oleoso que ataca os pulmões e atua como o gás lacrimogéneo - teria sido utilizada contra as forças de Kiev.
REDES SOCIAIS