O Roda Viva desta segunda-feira (20) recebe o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Durante a entrevista, Leite defende que “dar solução ao problema da dívida é crucial para o Rio Grande do Sul”. Após a tragédia no estado causada pelas enchentes, o governo federal propôs e o Congresso Nacional aprovou a suspensão da dívida do RS com a União por três anos. O governador gaúcho defende a anistia da cobrança.
“Não basta postergar essa dívida, a gente tem que ter a quitação dela, pelo menos deste trecho (período de três anos) (...) o próprio PT sempre criticou os acordos da dívida, dizendo que essa dívida já havia sido paga”, afirma.
Leite diz que a dívida do estado com a federação tem punido a região em diversas áreas. Segundo ele, quando o RS terminar de pagar a dívida em valor cheio, ela deve alcançar cerca de 12% da receita corrente líquida do estado, metade do que se investe em educação.
“Nós estamos pedindo ao governo federal duas coisas, e o presidente Lula e o ministro Haddad (Fazenda) têm sido sensíveis, quero fazer esse testemunho aqui, tenho tido a oportunidade de conversar com eles, tenho visto boa vontade neles, mas nesse tema esperava que nós pudéssemos avançar um pouco mais, não apenas para que se suspenda a dívida e se jogue esse estoque do não for pago para frente, corrigido pelo IPCA, mas pra ser considerado quitado essas parcelas nesses próximos três anos, para não incorporar o estoque futuro e gerar uma necessidade de pagamento até 2048 desse valor adicional”, expõe.
Participam da bancada de entrevistadores Fábio Schaffner, repórter da Zero Hora; Laís Duarte, repórter da TV Cultura; Jaqueline Sordi, jornalista e bióloga; Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha, e Samantha Klein, repórter da CBN.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS