Eduardo Leite reconhece que pode não ter se expressado bem após declaração de que teria “outras agendas”
Na edição especial do Roda Viva, o governador do Rio Grande do Sul comenta sobre estudos que alertavam para possível catástrofe
20/05/2024 23h17
Diante da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul, o Roda Viva desta segunda-feira (20) entrevista Eduardo Leite (PSDB).
Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha, chama a atenção para o fato de que esta não é a primeira vez que o estado enfrenta os efeitos da crise climática durante o mandato do então governador.
A jornalista aponta estudos de setembro do ano passado que traziam alertas para uma possível catástrofe na região e relembra a recente declaração de Eduardo ao afirmar que não investiu em mais prevenção porque o governo também estaria vivendo "outras agendas".
"Talvez há culpa de não ter me expressado bem. Mas que fique claro, nós temos uma série de pautas com as quais o governo tem que lidar. A do meio ambiente, sem dúvida nenhuma, uma importantíssima, sobre a qual o governo também atua", explica o governador.
Ainda durante a resposta, Leite exemplifica quais ações também considera importantes. Segundo o entrevistado, a atenção a questões fiscais e salariais impactaram numa melhor assistência diante da tragédia que o estado gaúcho enfrenta.
"Lembrem todos que o Rio Grande do Sul era até três anos um estado que se atrasava salários dos servidores. Esses heróis que nós vemos, da Defesa Civil, os bombeiros, os policiais, todos que entram em campo para salvar as pessoas há três anos estavam recebendo seus salários atrasados."
"Graças a todas as agendas, como eu chamei, que são as pautas, as ações que o governo empreendeu, hoje a gente tem um efetivo de bombeiros maior do que tínhamos antes, porque conseguimos repor, e que salvou vidas", finaliza.
Leia também: Número de cidades afetadas por tragédia no RS sobe para 464
A edição especial é realizada diretamente da capital Porto Alegre, no Theatro São Pedro.
Participam da bancada de entrevistadores Fábio Schaffner, repórter da Zero Hora, Laís Duarte, repórter da TV Cultura, Jaqueline Sordi, jornalista e bióloga, Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha, e Samantha Klein, repórter da CBN.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real do estúdio da emissora em São Paulo.
Leia também: Eduardo Leite sobre dívida do RS com a União: "Não basta postergar, temos que ter a quitação dela"
REDES SOCIAIS