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Reprodução/Redes sociais
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A rede de supermercados “Dia”, sediada na Espanha, comunicou na manhã desta sexta-feira (31) que fechou um acordo para vender 100% de seu capital no Brasil.

O “Dia Brasil” será adquirido por um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master, que viabilizou a transação ao criar um fundo exclusivo.

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O negócio resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país, o que permitirá a empresa a "focar em seus mercados mais rentáveis", que se concentram, além da Espanha, na Argentina.

Até o momento, não se sabe o que, exatamente, acontecerá com as lojas Dia Brasil. Os estabelecimentos poderão ser fechados ou geridos pelo seu novo detentor sob outro nome.

Leia na íntegra a nota emitida pela companhia que anunciou o negócio:

"O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital do Dia Brasil. A operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis.

Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management.

O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros.

A efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março. Conforme informado, após os persistentes resultados negativos no país, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas.

Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.