Notícias

Minas Gerais confirma quatro casos de febre do oropouche

Contaminações foram identificadas por meio de amostras de sangue dos pacientes


31/05/2024 17h30

A Secretaria da Saúde de Minas Gerais informou que quatro casos de febre do oropouche foram confirmados no estado neste mês. A descoberta foi feita pelo Laboratório Central da Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

As contaminações foram identificadas por meio de amostras de sangue dos pacientes, devido à suspeita de dengue, chikungunya ou zika. Entre os identificados, dois foram em Ipatinga, um em Gonzaga e outro no município de Congonhas.

Leia mais: Porto Alegre encaminha dados de 30 mil famílias para Auxílio Reconstrução

A febre do oropouche tem sintomas parecidos com os da dengue, como febre súbita, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor muscular e nas articulações. Contudo, após análises de exames, foi constatado que ela é transmitida pelo mosquito do tipo maruim, conhecido como “borrachudo” ou “pólvora”.

A Secretaria de Estado e de Saúde informou que está acompanhando a evolução dos casos e investiga a situação da epidemia no estado. A pasta afirma que está atenta a complicações, já que a doença pode provocar quadros neurológicos como meningite ou hemorrágicos, sangramento gengival, no nariz ou a presença de manchas avermelhadas na pele.

Leia mais: Polícia Federal prende dois suspeitos de ameaçar família de Moraes

Segundo a última atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), publicada em 9 de maio, a presença da doença foi confirmada em quatro países da América do Sul: Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira-dama da Ucrânia diz que adoraria a presença de Janja em cúpula

Porto Alegre encaminha dados de 30 mil famílias para Auxílio Reconstrução

Polícia Federal prende dois suspeitos de ameaçar família de Moraes

MEIs têm até esta sexta-feira (31) para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional

Biden dá permissão para Ucrânia utilizar armas dos EUA contra Rússia