Notícias

Lula recebe ligação de Putin e conversa guerra na Ucrânia

O petista reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito


10/06/2024 18h28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um telefonema, nesta segunda-feira (10), do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os dois conversaram sobre a guerra na Ucrânia.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Lula defendeu o fim da guerra da Rússia na Ucrânia. O presidente brasileiro também pediu um acordo que envolva os dois lados do conflito.

Leia mais: STF determina que governo de SP cumpra regras do Ministério da Justiça sobre câmeras corporais da PM

No fim do mês passado, Brasil e China assinaram uma declaração conjunta de negociação de paz para o conflito. Os países pedem a não expansão do campo de batalha; a não escalada dos combates; e a não inflamação da situação por qualquer parte.

"O presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi", diz a nota.

Lula reforçou, ainda, a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20, que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel das Nações Unidas como espaço de concertação para a prevenção de conflitos.

Segundo o comunicado do governo brasileiro, os dois também conversaram sobre a cooperação econômica bilateral e sobre governança multilateral.

Além disso, Putin também prestou solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que atingiram o estado no início do mês passado.

Leia também: Prefeitura do Rio de Janeiro promove limpeza de calçadas após suspeita de envenenamento de cães

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças