Levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostrou que o estado registrou uma queda de 14,3% nos roubos durante o mês de maio. Comparando com o mesmo período no ano passado, houve uma redução de 2.763 casos.
Ao todo, a Polícia Civil registrou 16.501 roubos, incluindo os de carga e de bancos.
Os roubos de veículos tiveram uma diminuição de 9,3%. Os crimes passaram de 2.957 para 2.683 ocorrências. Foi o quinto mês consecutivo de recuo no índice.
Ao considerar os cinco meses de 2024, a redução nos roubos de veículos é de 21,4%, com 3.377 ocorrências a menos na comparação com o ano passado.
Leia também: Homem que matou fã de Taylor Swift é condenado a 33 anos de prisão
Além da diminuição nos roubos, também foi registrado uma redução nos furtos. No mês de maio, foram 8,4% casos a menos comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 45.940 ocorrências registradas.
Outros crimes
O estudo também mostrou que as ocorrências de estupro caíram 4,1% no mês. Foram 1.246 casos registrados em todo estado. A diferença em relação ao mesmo mês do ano passado, porém, não leva em consideração os casos subnotificados.
Pelo segundo mês consecutivo, houve uma queda nos feminicídios. A polícia atendeu a 18 casos. Foram três casos a menos na comparação com igual mês do ano passado.
Leia também: STF não ultrapassou suas competências ao descriminalizar porte de maconha, diz Mendes
A Polícia Civil também contabilizou 199 homicídios dolosos, onde há intenção. Houve uma pequena variação em relação a maio de 2023, com quatro casos a mais.
REDES SOCIAIS