Notícias

Câmara aprova urgência de votação do texto da Reforma Tributária

Tema terá prioridade no plenário da Casa nesta quarta-feira (10)


09/07/2024 22h14

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência da votação da Reforma Tributária. Com isso, o texto terá prioridade no plenário da Casa nesta quarta-feira (10).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP - AL); e os líderes dos partidos fizeram os últimos ajustes na tarde desta terça-feira (9).

A reunião foi na residência oficial da presidência da Câmara em Brasília. Haddad esclareceu pontos do projeto que ainda geravam dúvidas aos parlamentares.

Uma das questões que estavam pendentes, a retomada da proposta do imposto de herança de planos de previdência, já foi incluída no relatório. Apenas o fundo VGBL com mais de cinco anos vai ser isento. Essa regra não vale para o outro fundo, o PGBL.

Leia também: Câmara aprova texto que estabelece criação do Novo Ensino Médio

O pagamento do imposto sobre compra e venda de imóveis poderá ser antecipado pelas prefeituras e terá alíquotas mais altas.

Um dos nós desatados por Haddad foi o impacto das mudanças propostas pelos deputados na alíquota do IVA, que reúne a CBS, Contribuição Sobre Bens e Serviços, federal, e do IBS, Imposto Sobre Bens e Serviços, de estados e municípios, hoje em 26,5%.

A aprovação das regras para a reforma tributária antes do recesso parlamentar, que tem início no dia 18 de julho, é uma das bandeiras do presidente da Câmara. Arthur Lira suspendeu as reuniões das comissões temáticas para criar uma força-tarefa em torno da tributária já desde o início da manhã desta quarta.

O ministro Haddad acenou aos deputados que o aumento do cashback, a devolução de imposto para os mais pobres, pode compensar a cobrança dos tributos, mas os deputados querem a isenção, especialmente das carnes.

Leia também: Extrema pobreza recua pela metade no Brasil nos últimos dois anos, diz estudo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças