O brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou para a imprensa na manhã deste domingo (11) que o órgão conseguiu extrair todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP).
Leia mais: Corpo de Bombeiros retira todos os 62 corpos de destroços de avião que caiu no interior de SP
"Os dados foram obtidos, validados, e agora aguardamos a linha de investigação dos nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo, regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade", disse.
O brigadeiro também informou que os dois motores do avião serão analisados em São Paulo para verificar se estavam com potência no momento do acidente. Moreno também reafirmou que o relatório preliminar da investigação será apresentado em 30 dias.
A obtenção dos dados dos dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, é fundamental para a investigação. Um dos equipamentos grava áudio e outro acumula dados como a altitude e a velocidade durante o voo.
Leia também: Papa Francisco pede orações por vítimas da queda de avião em Vinhedo
REDES SOCIAIS