O Ibovespa bateu recorde nesta segunda-feira (19) com 135.778 pontos no fechamento do pregão. Na máxima, o principal índice de ações da bolsa de valores brasileira alcançou os 136.179 pontos.
O recorde anterior foi de 134.193,72 pontos, em 27 de dezembro de 2023.
Entre os motivos que podem explicar a alta está a expectativa do mercado em relação a medidas do Federal Reserve (Fed). Na quarta-feira (21), o banco central americano irá divulgar informações de sua última reunião, que indicará sinais do futuro das taxas de juros do país.
Jerome Powell, presidente da instituição, também deverá dar mais detalhes sobre a economia dos EUA nesta sexta (23), no Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole.
Leia também: Tornado afunda iate de luxo na Itália; uma pessoa morre e seis permanecem desaparecidas
Com uma possível redução dos juros, a situação das empresas melhora, impactando positivamente nas cotações da bolsa de valores.
Na economia interna, outro elemento importante foi a declaração de Gabriel Galípolo, diretor do Banco Central do Brasil e figura mais cotada para a presidência da organização, em que ele enfatiza o compromisso de trazer a inflação para a meta.
Já o dólar comercial fechou em queda de 1,03%, aos R$ 5,41. Na mínima do dia, chegou a R$ 5,3769.
Dessa forma, a moeda americana acumulou um recuo de 4,29% no mês e alta de 11,52% no ano.
Leia também: Eleições 2024: após acusações de Marçal, Nunes, Boulos e Datena não comparecem a debate
REDES SOCIAIS