A Receita Federal disponibilizou, nesta sexta-feira (23), a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. O lote, que contempla mais de 5,3 milhões de contribuintes, totaliza R$6,8 bilhões em restituições. O pagamento será efetuado na próxima sexta-feira, 30 de agosto.
Entre os contemplados, R$469,1 milhões serão destinados a grupos prioritários, incluindo 15.077 idosos acima de 80 anos, 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.168 pessoas com deficiência ou doença grave, e 27.372 profissionais do magistério.
Além disso, 261.019 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix também receberão suas restituições neste lote.
Leia também: Rita Lisauskas fala sobre o aumento de cesarianas no Brasil no Opinião desta sexta (23)
Uma novidade neste 4º lote é a inclusão de 47.238 contribuintes do Rio Grande do Sul, priorizados devido ao estado de calamidade decretado em função das enchentes de maio. Restituições residuais de exercícios anteriores, de contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco, também foram contempladas.
Para verificar se foi contemplado, acesse o site gov.br/receitafederal, clique em "Meu Imposto de Renda" e selecione a opção "Consultar a Restituição".
Na página, é possível consultar de forma simplificada ou completa, e, se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora.
O valor da restituição será creditado diretamente na conta bancária informada na declaração, podendo também ser recebido via Pix. Caso o crédito não seja realizado devido a problemas na conta, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC da Receita Federal.
O calendário de restituições de 2024 segue com o quinto e último lote previsto para 30 de setembro, com a consulta liberada uma semana antes, em 23 de setembro.
Leia mais: José Luiz Datena: conheça mais sobre o candidato à Prefeitura de São Paulo
REDES SOCIAIS