Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS), serão resgatados apenas em fevereiro de 2025 por uma espaçonave da SpaceX, informou a Nasa neste sábado (24).
A dupla deveria voltar na Starliner, espaçonave da Boeing que apresentou problemas técnicos após acoplar na ISS. O retorno já tinha sido adiado três vezes.
Leia também: Ribeirão Preto suspende futebol e atividades ao ar livre devido a condições climáticas
Guia de turismo é preso por importunação sexual a turista durante mergulho em Maragogi
No início de setembro, a Starliner retornará vazia à Terra, com o piloto automático ativado, de acordo com Bill Nelson, chefe da Nasa. Ainda segundo a agência, o sistema de propulsão da nave oferece muitos riscos para trazer a tripulação de volta em segurança.
A Nasa afirma também que os astronautas profissionais sempre sabem que, ao partirem para uma missão, podem passar bem mais tempo no espaço do que o previsto inicialmente. A dupla foi enviada à estação no dia 5 de junho, em uma missão de (supostamente) oito dias, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing.
Por conta do maior tempo de “estadia”, suprimentos adicionais serão enviados para a ISS em uma missão em setembro.
"NASA has decided that Butch and Suni will return with Crew-9 next February."@SenBillNelson and agency experts are discussing today's decision on NASA's Boeing Crew Flight Test. Watch live with us: https://t.co/M2ODFmLuTj pic.twitter.com/J2qvwOW4mU
— NASA (@NASA) August 24, 2024
REDES SOCIAIS