A Nasa e a empresa espacial SpaceX devem lançar neste sábado (28) a missão que trará de volta à Terra os dois astronautas que estão "presos" no espaço.
Chamada de Crew-9, a missão decolará a cápsula Crew Dragon com apenas dois tripulantes a bordo, e não quatro como de costume, a fim de acomodar Suni Williams e Butch Wilmore na volta.
Leia também: Israel anuncia morte do chefe do Hezbollah; grupo armado confirma
Moraes nega desbloqueio imediato do X no Brasil
A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 5 de junho, em uma missão de inicialmente de oito dias. Porém, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio na cápsula atrapalharam o andamento normal da missão.
Agora, a previsão é de que a Crew Dragon seja lançada pelo foguete Falcon 9 da SpaceX do Complexo de Lançamento Espacial-40 da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) às 18h23 deste sábado (horário de Brasília).
Em um comunicado, a SpaceX disse que continua a focar na segurança da tripulação e da espaçonave. "Estamos executando a missão conforme a determinação da Nasa e estamos preparando a nave para um retorno seguro e bem-sucedido sem a tripulação", afirmou.
REDES SOCIAIS