O Brasil e a Itália firmaram um acordo de cooperação internacional para intensificar o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional. A informação foi divulgada pelo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
O memorando operacional antidrogas será assinado durante a Cúpula de Líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. O acordo prevê a troca permanente de informações entre as forças de segurança dos dois países.
Leia também: Grupo japonês que luta contra armas nucleares vence o Prêmio Nobel da Paz
Lewandowski participou do II Fórum Esfera Internacional, em Roma, onde se reuniu com o procurador-geral Antimáfia e Antiterrorismo da Itália, Giovanni Melillo, para discutir a cooperação policial e judicial no enfrentamento ao crime organizado.
O ministro destacou que o Brasil quer aprender com a experiência italiana no combate à máfia, enquanto a Itália busca entender o modus operandi das facções criminosas brasileiras, como o PCC, que já atua em outros países, como Portugal.
Além disso, o ministro brasileiro se encontrou com autoridades italianas, incluindo o chefe da Polizia di Stato, Vittorio Pisani, e o ministro da Justiça, Carlo Nordio. As conversas abordaram a cooperação em áreas como segurança pública, cível e penal, e o uso de novas tecnologias para enfrentar o crime organizado. Também foi discutido o combate à lavagem de dinheiro, incluindo o uso de plataformas de apostas ilegais por organizações criminosas.
O acordo entre os países fortalecerá investigações conjuntas e permitirá o compartilhamento de práticas no combate ao tráfico de drogas e precursores químicos, além de abordar questões relacionadas à segurança rodoviária e à proteção dos direitos humanos.
Leia mais: +Milionária realiza sorteio nesta sexta-feira (11) e prêmio pode chegar a R$ 15,5 milhões
REDES SOCIAIS