Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A maior Superlua de 2024 aparecerá no céu nesta quinta-feira (17). No Brasil, a Lua deve nascer no horizonte na direção leste pouco após às 18h30 (horário de Brasília).

O fenômeno, que acontece de três a quatro vezes por ano, ocorre quando a Lua cheia coincide com o momento em que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, já que a órbita dela não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico - até 15% mais brilhante e 30% maior do que as luas cheias habituais.

Embora amplamente utilizado, o termo "superlua" não possui uma base científica. Ele foi dado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, e se popularizou ao longo das décadas.

Leia também: Presidente da Enel anuncia fim da crise, mas 36 mil imóveis ainda estão sem luz

Ao todo, neste ano a população observou duas Superluas, uma em agosto e outra em setembro. A última está marcada para o dia 15 de novembro, quando ficará a 361.867 quilômetros da Terra.

A Lua cheia de outubro também é conhecida como Lua do Caçador, uma vez que surge na época do ano em que os caçadores tradicionalmente estariam mais ativos — ou seja, se preparando para os meses de inverno no hemisfério norte e caçando animais para se alimentar.

Para quem pretende admirar o satélite natural, é recomendável ficar em pontos afastados dos centros urbanos, onde a visualização é melhor.

Leia também: Estúdio móvel oferece tatuagem gratuita para mulheres que tiveram câncer de mama