Grande parte do estado de São Paulo está em alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira (23).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover até 50 mm. Há, ainda, a possibilidade de ventos de até 60 km/h, mas há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O aviso é classificado como de “perigo potencial”, o menos grave na escala de grau de severidade. Entre as áreas afetadas, estão: a região metropolitana, Bauru, Itapetininga, Assis, Serrana e o litoral Sul.
A capital amanheceu com tempo instável e abafado. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o cenário permanece ao longo do dia, com curtos períodos de melhoria.
A presença de um cavado, área de baixa pressão, nos níveis mais altos da atmosfera, favorece a formação de nuvens carregadas e que provocam chuva, que em alguns momentos varia de moderada a forte intensidade, com potencial para formação de alagamentos. As precipitações inicialmente isoladas devem se generalizar.
A temperatura máxima pode chegar aos 26°C, enquanto a umidade do ar será superior a 60%. Os dados do CGE mostram que outubro registrou até o momento 44,4mm de chuva, o que corresponde a 39,4% dos 112,7mm esperados para o mês.
Tendência para os próximos dias:
A quinta-feira (24) começa com chuva, mas mesmo entre muitas nuvens, acontecem aberturas de sol no decorrer do dia que vão favorecer a elevação da temperatura. No fim da tarde há potencial para pancadas isoladas com curta duração. Os termômetros oscilam entre 19°C e 28°C.
A sexta-feira (25) terá muitas nuvens, aberturas de sol e temperatura em elevação. Desde a madrugada, os ventos serão intensos, com as maiores rajadas podendo alcançar os 70 Km/h. Há potencial para queda de árvores e as pancadas de chuva ganham força à tarde. A temperatura mínima será de 20°C e máxima de 27°C.
Leia também: Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 55 milhões; veja dezenas sorteadas
REDES SOCIAIS