“Encontre seu pai aqui”: mutirão oferece reconhecimento de paternidade gratuito em São Paulo
Iniciativa do Governo do Estado acontece ao final de todo mês no centro da capital
25/10/2024 18h30
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado ao Governo do Estado, realizou nesta sexta-feira (25) um mutirão para reconhecimento de paternidade.
Intitulada “Encontre seu pai aqui”, a iniciativa acontece ao final de todo mês na unidade localizada na Rua Barra Funda, nº 824, no centro da capital paulista.
A edição de outubro ofereceu exame de DNA gratuito para famílias que queiram comprovar parentesco.
No local, peritos coletam o material genético por meio do sangue com uma picada na ponta do dedo. Em seguida, no laboratório, uma equipe de biólogos realiza a análise e encaminha o resultado ao Poder Judiciário.
Divulgação/Governo do Estado de SP - Foto: Celso Silva
De acordo com comunicado do governo, o laudo sai em até em 15 dias e é encaminhado ao Ministério Público, responsável em convocar as partes para dar o resultado, que pode demorar mais 15 dias, em média.
O próximo mutirão está marcado para o dia 28 de novembro.
“Esse processo pode ser feito por voluntarismo das famílias que queiram saber se há vínculo genético entre o suposto pai e a criança ou adulto”, afirma Edílson José da Costa, superintendente do Imesc.
Leia também: Redes de fast-food retiram cebolas de cardápio após surto de infecções no McDonald’s
Como participar?
As famílias precisam comparecer presencialmente portando documento original com foto, certidão de nascimento e o suposto pai, caso ainda ele esteja vivo.
Nas situações de falecimento, desconhecimento ou não proximidade com o suposto pai, a indicação é que o interessado leve a própria mãe e parentes de primeiro grau da figura ausente.
Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mais de 172 mil dos 2,5 milhões de nascimentos foram registrados sem a presença do pai no Brasil em 2023. O número representa um aumento de 5% em relação a 2022.
Leia também: Secretaria de SP alerta para os cuidados com a saúde em meio às chuvas no estado
REDES SOCIAIS