Preço da carne bovina volta a subir após ficar estável no primeiro semestre
Melhora na renda do brasileiro e maior demanda nas exportações são algumas explicações para o aumento
07/11/2024 18h51
O preço da carne bovina voltou a subir no país depois de ficar estável no primeiro semestre.
De acordo com uma pesquisa da consultoria Scantech, em setembro, o consumidor pagou 7,2% a mais nas carnes bovinas em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em todo o país, o preço médio da carne vermelha subiu de R$ 26,74 para R$ 28,65 no mesmo período.
De acordo com Felippe Serigati, economista e pesquisador da FGV Agro, a melhora na renda do brasileiro e a maior demanda nas exportações são algumas explicações para o aumento do preço do alimento.
“Nosso mercado de trabalho está aquecido. A renda tem crescido, tem aumentado, e isso aumenta a demanda por carne vermelha por carne bovina. Só que essa demanda não está aquecida apenas no mercado interno, quando a gente olha para o setor externo, as exportações de carne bovina brasileira também estão aquecidas (...) fornecedores de carne bovina no mercado internacional estão com problemas em seu rebanho, caso dos Estados Unidos, da Austrália e Argentina”, explica.
Leia também: Inmet alerta para chuvas intensas e temporais no fim de semana
Com a carne bovina mais cara, muitos consumidores estão levando para casa outras opções de proteínas. A venda de ovos aumentou 27,1% e o preço do produto caiu 10,1%. Já o preço da carne de frango subiu 11,7% e a suína 17%.
“Nós brasileiros gostamos de um bife, e esse preço acaba dominando a formação de preços das demais carnes. É super natural a gente ver, quando o preço da carne bovina aumenta, um aumento principalmente da carne de frango e depois, em menor medida, também a carne suína”, comenta Serigati.
As projeções dos economistas indicam que o preço da carne bovina deve continuar subindo até o final deste ano e também no ano que vem.
Saiba mais sobre o tema na matéria que foi ao ar esta quinta-feira (7) no Jornal da Tarde:
Leia também: Enem 2024: perdi o primeiro dia de prova, posso fazer o segundo?
REDES SOCIAIS