O Brasil teve uma queda de 12% na emissão de gases de efeito estufa no ano passado, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (7) pela ONG Observatório do Clima.
Foi a maior redução de poluentes em 15 anos. Em 2023, o Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa, 300 milhões a menos do que no ano anterior, uma queda de 12%. A quantidade equivale às emissões anuais de 540 milhões de veículos.
Segundo o sistema de estimativas de emissões de gases de efeito estufa do Observatório do Clima, responsável pelo levantamento, a diminuição do desmatamento na Amazônia em 30% durante o primeiro ano do governo Lula foi o principal fator para a queda das emissões.
Leia também: Preço da carne bovina volta a subir após ficar estável no primeiro semestre
Apesar da diminuição do desmatamento na região amazônica, a situação ainda demanda atenção. Na contramão, outros biomas aumentaram as emissões de gases de efeito estufa em 2023. Em primeiro lugar está o Pantanal (86%), seguido pelo Cerrado (23%), Caatinga (11%) e Mata Atlântica (4%).
O Brasil é o quinto maior emissor de gases do efeito estufa do mundo (3,1% do total global de emissões), atrás de China (26%), Estados Unidos (11%), Índia (7%) e Rússia (4%). As mudanças de uso da terra e a agropecuária e, especialmente o desmatamento, respondem por quase toda a poluição climática do país (98%).
Monitorado pela comunidade internacional, o Brasil é visto como um dos protagonistas no debate ambiental. Novas metas para reduzir as emissões devem ser apresentadas na próxima semana, durante a conferência sobre o clima das nações unidas no Azerbaijão. No ano que vem, a COP30 será realizada em Belém, no Pará.
Leia também: Putin parabeniza Trump pela vitória nas eleições nos Estados Unidos
REDES SOCIAIS