Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

As vendas no varejo brasileiro registraram recuperação no mês de outubro, com crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2023, além de alta de 2,5% em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11) pela Stone.

O desempenho positivo ocorre após um período de instabilidade no setor em setembro.

Leia também: Enem 2024: taxa de abstenção no segundo dia de provas é de 30,6%

A empresa de meios de pagamento, que analisa o comportamento de vendas dos comerciantes credenciados em sua plataforma por meio de transações com cartões, vouchers e Pix, também identificou uma variação semelhante aos dados da Cielo, que apontou um aumento de 1,2% no faturamento real do varejo, já descontada a inflação. Em termos nominais, a alta registrada foi de 5,5%.

Entre os setores que mais se destacaram, estão: o de tecidos, vestuário e calçados, que cresceu 1,8% na comparação mensal, enquanto o de móveis e eletrodomésticos teve alta de 1,6%. Em contrapartida, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 0,6%, mesma queda observada no setor de combustíveis. 

Setores como livros e papelaria e material de construção mostraram forte recuperação, com aumentos mensais de 2,5% e 5,1%, respectivamente.

Além do varejo físico, a Stone também monitora o comércio digital, que registrou um aumento de 3,2% em outubro, enquanto as vendas presenciais avançaram 0,4%. Esses dados mostram uma tendência de recuperação e crescimento em diversos segmentos do varejo, especialmente nas vendas digitais, impulsionadas por mudanças no comportamento de consumo e pela ampliação das plataformas de pagamento digitais.

Leia mais: Delator do PCC executado em Guarulhos trazia mala com joias que somam mais de R$ 1 milhão