O Partido Republicano, de Donald Trump, conquistou cadeiras suficientes para ser maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
A confirmação de vitórias no Arizona e na Califórnia na quarta-feira (13) deram aos políticos os 218 assentos necessários para controlar a casa. Há alguns dias, a sigla já havia conquistado o controle do Senado.
Por outro lado, os democratas seguem com 208 vagas. Outras nove ainda estão em disputa - quatro na Califórnia e as outras em Ohio (1), Oregon (1), Manine (1), Iowa (1) e no Alasca (1).
Leia também: +Milionária: nenhuma aposta acerta combinação e prêmio acumula em R$ 23 milhões
O resultado garante que o Congresso estará alinhado com a agenda do presidente eleito, para colaborar na implementação de promessas feitas durante a corrida eleitoral. Essa configuração, inclusive, vai durar ao menos dois anos, quando uma nova votação será realizada.
Trump ainda terá uma Suprema Corte de maioria conservadora: seis dos nove juízes fazem parte dessa ala, dos quais três foram nomeados por ele no primeiro mandato.
Na quarta-feira (13), o bilionário aproveitou sua visita a Washington para se reunir com o atual presidente Joe Biden na Casa Branca, além de se encontrar com republicanos do Congresso em dois momentos ao longo do dia.
REDES SOCIAIS