Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X @SpaceX
Reprodução/X @SpaceX

A SpaceX tenta realizar um novo lançamento da Starship, maior nave espacial do mundo, na noite desta terça-feira (19), às 19h (horário de Brasília).

O lançamento acontecerá em Boca Chica, nos Estados Unidos. Inicialmente, ele estava previsto para segunda-feira (18), mas foi adiado para esta terça (19), sem nenhum motivo específico ser divulgado.

A empresa de Elon Musk deseja completar de novo o retorno do foguete Super Heavy (a parte debaixo da Starship) para a plataforma de lançamento, que consegue "abraçar" o propulsor. A manobra foi realizada pela primeira vez no mês de outubro.

Leia também: Caso Silvio Almeida e mais: confira os principais pontos do Roda Viva com Macaé Evaristo

O objetivo é que, no futuro, a nave, projetada para futuras viagens para a Lua e Marte, também possa ser recuperada. Assim como aconteceu no voo anterior, o retorno do Super Heavy só acontecerá se o propulsor e a plataforma estiverem em condições e se houver um comando do diretor de voo da missão. Se esses requisitos não forem atendidos, o propulsor fará um pouso no Golfo do México.

Já a cápsula deve seguir a mesma trajetória, com pouso no Oceano Índico. A empresa pretende fazer a cápsula voar com apenas um motor ligado, em vez de três, e testar outra proteção térmica e uma nova manobra para pouso no mar.

Com 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro, a nave pode transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada.

Leia também: Leitos de UTI aumentam 52% em 10 anos, mas desigualdade entre regiões persiste, aponta estudo

Acompanhe: