Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Gelse Montesso
Foto: Gelse Montesso

Marcelo Tas entrevista nesta terça-feira (3) o filósofo Renato Noguera no Provoca, da TV Cultura. A edição vai ao ar a partir das 22h.

Professor e pesquisador na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Noguera fala no programa sobre temas que explora em suas obras e palestras, como amor, luto e a Filosofia além da Europa.

Leia mais: Aneel aciona bandeira verde em dezembro

Autor de Por que amamos e O que é o luto, Renato Noguera busca com seu trabalho entender a pergunta que faz no subtítulo das duas obras: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre essas questões? Tas provoca o filósofo ao perguntar a relação do amor com o ódio, paixão, separação, ciúmes e poliamor. Eles também conversam a respeito dos vários tipos de luto, rituais fúnebres, o tabu em torno da morte e por que é importante falar sobre o assunto.

Renato também é um estudioso das filosofias africanas e indígenas. No programa, ele comenta sobre as diferenças entre essas escolas de pensamento e as europeias, que ainda dominam o estudo da Filosofia. Noguera ainda explica seu papel como griô – figura da tradição africana que tem como missão preservar a memória e as histórias do seu povo -, fala da importância dos avós, dos pais e das filhas na sua vida, e responde a perguntas dos telespectadores.