A Embraer anunciou nesta segunda-feira (16) a venda de 12 aviões militares A-29N Super Tucano para a Força Aérea de Portugal. Trata-se de um avião de ataque leve para atender aos requisitos operacionais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
De acordo com a companhia, o Ministério da Defesa Nacional de Portugal assinou um contrato com a fabricante de aeronaves para a aquisição dos veículos. Com a compra, Portugal é o primeiro país a operar o A-29N, segundo a Embraer.
Leia também: Corinthians rejeita proposta de site de acompanhantes e nega negociações com Pogba
Árvore de Natal de 56 metros cai, mata uma pessoa e deixa feridos em Maricá, no RJ
O A-29N é uma versão do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configuração da Otan. O objetivo, segundo a fabricante, é atender às necessidades de nações da Europa. Além disso, a companhia quer se aproveitar do aumento dos gastos de defesa desses países por medo da Rússia após a invasão à Ucrânia.
Conhecida por sua versatilidade, a aeronave Super Tucano pode ser usada para ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. No lançamento, o avião tinha preço estimado inicial de US$ 10 milhões, mas o valor sobe a partir de novas configurações.
REDES SOCIAIS